JESUS é o TEMPLO que foi RESTAURADO

Você sabe explicar porque Jesus é o Templo que foi anunciado?


A Palavra de Deus é espírito e vida e deve ser entendida pelo Espírito de Deus que está em nós.

Conforme Jesus havia falado à mulher Samaritana, Deus não seria mais adorado nem no Templo e nem no Monte, mas em Espírito e em verdade.

Portanto, não é possível que, após a previsão de destruição da cidade de Jerusalém e do Templo, alguém ainda pense que a profecia sobre o Fim dos Tempos se refira à construção de um terceiro Templo físico em Israel.

Então quem ou qual é o Templo de Deus que deveria ser reedificado?

Seria físico ou espiritual? Verifiquemos a resposta com o nosso coração.

Nunca esquecendo das palavras de Paulo que somos o Templo santo de Deus para morada do seu Espírito. Somos, todos unidos, o corpo de Cristo, a Igreja de Deus.

Assim sendo, deixemos a mente de Cristo nos guiar no entendimento da Palavra de Deus.

Jesus é o Templo e já foi reedificado na sua Ressurreição.

  • E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
    E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
    E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou.
    Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?
    Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
    Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
    Mas ele falava do templo do seu corpo.
    Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito. João 2:15-22

Lemos nos textos seguintes a citação em Jonas e em Mateus sobre a ressurreição do corpo de Cristo, o qual, o próprio Jesus identifica como sendo a restauração do Templo profetizado por Deus.

  • Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. Jonas 1:17
  • Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mateus 12:6
  • Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40

Jesus é o Templo de adoração a Deus em espírito e em verdade.

  • Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
    Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
    Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
    Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
    A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
    Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. João 4:20-26

Observemos, nas palavras do Apóstolo Tiago, qual ou quem seria o Tabernáculo reedificado de Davi.

Tiago esclarece, no Concílio da Igreja dos apóstolos judeus, em Jerusalém, que aos gentios bastava que cressem e seguissem os mandamentos de Jesus e que não lhes fossem impostos todos os pesados encargos da Lei, mas apenas algumas ressalvas por ele expostas e que todos concordaram.

  • Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
    E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
    Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
    E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
    Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.
    Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
    Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
    Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
    Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
    Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
    Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
    E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
    Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
    Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
    Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
    Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
    Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
    Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
    E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
    Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.
    E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos; Atos 15:12-33

Quem tiver ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz através do profeta Zacarias.

  • E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR.
    Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios. Zacarias 6:12,13

Jesus Cristo, como Filho, é mais digno que Moisés sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.

  • Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
    Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
    Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
    Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
    E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
    Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
    Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
    Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
    Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
    Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
    Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
    Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
    Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
    Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
    Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
    Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
    Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
    E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
    E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Hebreus 3:1-19

CONCLUSÃO:

O nome de Jesus carrega a Glória e Honra de Deus, pois ele é o Templo restabelecido por Deus.

Observemos que Deus nos recomenda a ouvirmos seu Filho Jesus.

  • O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; Deuteronômio 18:15
  • E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi. Marcos 9:7
  • E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. Lucas 9:35
  • Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. Atos 3:22
  • Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis. Atos 7:37

E sobre Jesus recai a mesma atenção da parte de Deus, que Deus se comprometeu com Salomão na construção do 1° Templo, considerando que Jesus fez a mesma oração, no evangelho de João, capítulo 17, pedindo que Deus nos guardasse e atendesse as nossas orações por amor do seu nome.

O mesmo se dá pela oração feita por Jesus a Deus em relação a cada um de nós, os nascidos do Espírito e que vivem e andam adorando a Deus em Espírito e em verdade.

  • Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
    Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
    Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
    E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
    Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
    Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
    Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
    Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
    E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
    E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
    Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
    Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
    Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
    Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
    Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
    Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
    Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
    E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
    E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
    Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
    E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
    Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
    Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
    Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
    E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. João 17:1-26

Segue abaixo o texto em que Deus se compromete com Salomão sobre a oração e súplica direcionada ao Templo por aqueles que se arrependessem dos seus pecados e se convertessem a Deus, caso eles mantivessem a guarda e o cumprimento dos mandamentos de Deus até o fim de suas vidas.

Deus nos ouve e atende as nossas orações por amor do nome de Jesus, seu Filho amado, que é o Templo de Deus restabelecido após sua ressurreição.

  • E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
    Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
    E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
    Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
    Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.
    E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
    Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.
    Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles,
    Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.
    E desta casa, que é tão exaltada, qualquer que passar por ela se espantará e dirá: Por que fez o Senhor assim com esta terra e com esta casa?
    E dirão: Porque deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se deram a outros deuses, e se prostraram a eles, e os serviram; por isso ele trouxe sobre eles todo este mal. 2 Crônicas 7:12-22

Vemos que em Apocalipse se confirma a declaração que Jesus, o Cordeiro, é o templo, como é também o Senhor Deus Todo-Poderoso.

  • E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
    E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
    E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
    E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
    E a ela trarão a glória e honra das nações.
    E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:22-27

2 comentários sobre “JESUS é o TEMPLO que foi RESTAURADO

Deixe um comentário