SANGUE que CLAMA ou FALA diante de DEUS

E qual é o significado disso nas nossas vidas?


A morte de Abel é identificada, na Bíblia, como o sangue do justo que clama diante de Deus.

  • E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
    E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
    E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
    E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Gênesis 4:8-11

O sangue de Abel clamava por justiça diante de Deus.

A expressão “clama ou fala diante de Deus”, quer dizer que “chamou a atenção de Deus” ou que “chegou aos seus ouvidos”.

Então, como podemos entender o que isso significa: “o SANGUE que CLAMA ou FALA diante de Deus”?

Analisemos com atenção o que Deus diz sobre esse tema em sua Palavra.

Deus declara que a vida está no sangue.

  • Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
    Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue.
    Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó;
    Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado. Levítico 17:11-14

Quem derramar o sangue na terra responderá diante de Deus com o seu próprio sangue.

  • A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
    Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
    Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Gênesis 9:4-6
  • E quem matar a alguém certamente morrerá.
    Mas quem matar um animal, o restituirá, vida por vida. Levítico 24:17,18
  • Quem, pois, matar um animal, restituí-lo-á, mas quem matar um homem será morto. Levítico 24:21

Deus diz que o sangue de Abel derramado na terra por Caim, seu irmão, clamava diante de Deus pela sua justiça.

  • E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
    E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Gênesis 4:10,11
  • Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus 11:4

A terra, na qual o sangue é derramado, é considerada imunda diante de Deus e Deus se afasta da sua presença e abate o homem pela sua iniquidade.

  • Para que o sangue inocente não se derrame no meio da tua terra, que o Senhor teu Deus te dá por herança, e haja sangue sobre ti.
    Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma ciladas, e se levanta contra ele, e o fere mortalmente, e se acolhe a alguma destas cidades,
    Então os anciãos da sua cidade mandarão buscá-lo; e dali o tirarão, e o entregarão na mão do vingador do sangue, para que morra.
    O teu olho não o perdoará; antes tirarás o sangue inocente de Israel, para que bem te suceda. Deuteronômio 19:10-13
  • E derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi manchada com sangue.
    Assim se contaminaram com as suas obras, e se corromperam com os seus feitos.
    Então se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, de modo que abominou a sua herança.
    E os entregou nas mãos dos gentios; e aqueles que os odiavam se assenhorearam deles.
    E os seus inimigos os oprimiram, e foram humilhados debaixo das suas mãos.
    Muitas vezes os livrou, mas o provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniquidade. Salmos 106:38-43

Atentemos para o que Deus fala diretamente sobre o sangue que é derramado na terra em que habitamos.

  • Assim não profanareis a terra em que estais; porque o sangue faz profanar a terra; e nenhuma expiação se fará pela terra por causa do sangue que nela se derramar, senão com o sangue daquele que o derramou.
    Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel. Números 35:33,34

Ressalte-se que foi exatamente por esse motivo que Deus expulsou o Povo de Israel da terra prometida e os espalhou por outras nações.

  • E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
    Filho do homem, quando a casa de Israel habitava na sua terra, então a contaminaram com os seus caminhos e com as suas ações. Como a imundícia de uma mulher em sua separação, tal era o seu caminho perante o meu rosto.
    Derramei, pois, o meu furor sobre eles, por causa do sangue que derramaram sobre a terra, e dos seus ídolos, com que a contaminaram.
    E espalhei-os entre os gentios, e foram dispersos pelas terras; conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei.
    E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do Senhor, e saíram da sua terra. Ezequiel 36:16-20

Você lembra por qual motivo Davi foi impedido de construir o Templo para Deus? Qual será a conexão dessa resposta com o tema que estamos abordando nesse artigo?

Analise você mesmo a resposta dada por Davi a Salomão e chegue à sua própria conclusão.

  • E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus.
    Porém, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim. 1 Crônicas 22:7,8

Observe que até mesmo Jesus aborda esse tema do sangue derramado sobre a terra, porém falando especificamente sobre a morte dos santos justos que foram enviados ao Povo de Israel, e que a responsabilidade cairia sobre eles por suas iniquidades.

  • Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
    Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
    Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Mateus 23:33-35

Até mesmo em Apocalipse, temos um clamor a Deus feito pelos que morreram em testemunho de Jesus e pela Palavra de Deus pedindo a Deus por justiça, pelo seu sangue derramado sobre a terra.

  • E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
    E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
    E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram. Apocalipse 6:9-11

Entretanto, o sangue de Jesus fala ainda mais alto do que o de Abel, pois é o sangue do justo, do seu único filho, do cordeiro imaculado de Deus que tira o pecado do mundo que clama justiça diante de Deus.

  • E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Hebreus 12:24

E, por incrível que pareça, os judeus sabiam, assumiram e declararam publicamente a responsabilidade pelo sangue derramado de Jesus na cruz.

  • Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
    O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.
    Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.
    E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos. Mateus 27:22-25

Então, a partir da morte e crucificação de Jesus aqui na Terra, o único Filho de Deus, o clamor do sangue de Jesus, derramado na cruz, passa a chamar mais a atenção de Deus do que o de Abel, por Jesus ser o cordeiro imaculado de Deus, o único verdadeiramente justo dentre todos os homens.

  • Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque,
    De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador,
    E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
    Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
    Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
    Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
    Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
    Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:21-28

Assim sendo, vivemos num mundo de injustiça com muitas mortes que não são justificadas. Todo esse sangue derramado clama por justiça diante de Deus e afasta Deus da nossa presença na Terra.

Atualmente, dentre as várias nações da Terra, o Brasil é uma das mais violentas com alto índice de derramamento diário de sangue.

O Brasil é uma terra afrontada e afrontosa pelo derramamento diário, diante de Deus, de sangue inocente de Homens, mulheres, crianças, adolescentes e até turistas estrangeiros.

Todo os dias os noticiários, em suas diversas mídias, denunciam roubo seguido de morte, acerto de contas, feminicídio, homicídio, morte pelo tráfico, pela milícia, pela polícia, bala perdida etc.

Se o sangue de um justo, Abel, clamava diante de Deus, desde os primórdios dos tempos, imagina o sangue derramado de muitos injustiçados diariamente no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

Refletindo sobre o Brasil, seus estados e cidades, à luz das referências bíblicas, não são maravilhosos como dizem por aí, mas sim uma afronta constante a Deus pelo excesso de injustiça cometida, pela extrema quantidade de sangue derramado diariamente.

Este País é um verdadeiro Anátema diante de Deus, que precisa ser justificado para não ser extirpado completamente da presença de Deus.

Dizem que “Deus é brasileiro”, mas por essa abordagem espiritual, guiados pela Palavra de Deus, vemos que Deus diariamente é afastado da presença do Brasil por causa de tão grande e injusta situação.

O que nós cristãos podemos e devemos fazer nessa situação, além de não sermos parte desse Anátema, é orarmos a Deus e intercedermos incessantemente pelas autoridades do nosso país do executivo, legislativo e judiciário para que tomem as medidas necessárias que lhes competem para sanar essa situação abordada, conforme indicado por Paulo a Timóteo.

  • Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
    Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
    Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
    Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:1-4

CONCLUSÃO:

Portanto, além do sangue de Jesus clamar mais alto pela justiça de Deus do que o de Abel, por sermos todos o motivo da sua morte.

A morte de Jesus passa a ter um significado e uma função maior do que todas as mortes, posto que sendo o cordeiro imaculado de Deus, seu sangue é o que tira o pecado do mundo.

Por isso que só o sangue de Jesus pode nos justificar, remir e resgatar diante de Deus.

  • Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1:7

Sendo assim, Jesus derramou seu sangue pela expiação dos nossos pecados. O justo pelos injustos.

Assim, em Jesus temos o perdão dos nossos pecados pela graça de Deus.

  • Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
    A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
    Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
    Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
    Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
    Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
    Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
    De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
    Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
    Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
    Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
    O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:1-14

Essa é a razão pela qual só Jesus, homem, é o poder de Deus para salvar todo aquele que nele crê.

  • Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
    Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
    O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 1 Timóteo 2:3-6

A culpa do sangue de Jesus recaiu sobre o Povo de Israel, mas também sobre toda a humanidade, pois apesar de ter sido morto pelos judeus, seu sangue faz expiação pelo pecado de todos nós, judeus e gentios.

E aqueles que não crerem no poder restaurador do sangue de Jesus, serão culpados pela sua morte diante de Deus por tornarem vão o seu sacrifício.


2 comentários sobre “SANGUE que CLAMA ou FALA diante de DEUS

  1. As vezes esquecemos que nos dias de hoje muitos tem seus sangue derramado injustamente, é verdade que temos que orar por estes injustiçados, que Deus com seu infinito poder interceda por eles, e que o sangue do imaculado, jesus Cristo, purifique os pecadores que realmente se arrependerem de seus pecados.

    Curtir

    • Precisamos orar a Deus incessantemente por esta terra do Brasil e seus governantes para que Deus nos perdoe e para que nos abençoe, de forma que tudo isso mude e sejamos um povo em que se cumpra os juízos e a justiça de Deus diariamente.

      Curtir

Deixe um comentário