AUTOR do Livro de APOCALIPSE foi PROFETIZADO por JESUS

Já se perguntou por que o servo escolhido para receber as revelações do livro de Apocalipse foi o apóstolo João?


Sabia que havia uma profecia feita por Jesus sobre João a ser cumprida a respeito da volta de jesus?

Esse é um dos mistérios mais claros e evidentes na Bíblia sobre a volta de Jesus, mas que sem ajuda do Espírito Santo muita gente não consegue entender o significado.

Em uma das profecias de Jesus sobre a sua volta Ele acaba revelando quem seria o autor do Livro de Apocalipse.

Você já tinha se apercebido disso quando fez a leitura desse texto de João 21?

Vejamos se na sequência dos textos abaixo você consegue identificar e se regozijar com essas revelações de Jesus.

Ore a Deus e peça que o Espírito Santo abra o seu coração e ilumine o seu entendimento sobre a Palavra de Deus.

Jesus profetizou sobre o envolvimento de alguns de seus discípulos mais próximos sobre assuntos referentes à sua volta em Glória.

Aliás, duas dessas profecias, envolvendo o discípulo João, foram cumpridas da mesma forma, isto é, através de visões proféticas.

Foram promessas feitas por Jesus Cristo cumpridas, não concretamente, mas por meio de Visões em espírito.

Vamos a elas.

PROFECIA 1:

I) Declaração de Jesus que alguns de seus discípulos não passariam pela morte até que vissem o Filho do Homem vir no seu Reino.

O que entendemos sobre a transfiguração de Jesus no monte?

  • Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. Mateus 16:28
  • Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder. Marcos 9:1
  • E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus. Lucas 9:27

Cumprimento em Visões
II) Transfiguração de Jesus no Monte, foi um dos exemplos de cumprimento mais rápido, no tempo, de uma profecia.

Essa profecia foi cumprida seis dias depois na visão do Reino de Deus com Jesus em glória com Moisés e Elias, no Monte Santo na presença de Pedro, Tiago e João.

  • Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
    E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
    E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
    E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.
    E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
    E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
    E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo.
    E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.
    E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos. Mateus 17:1-9
  • E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
    E as suas vestes tornaram- se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia branquear.
    E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus.
    E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
    Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.
    E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
    E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.
    E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos.
    E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dentre os mortos. Marcos 9:2-10
  • E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
    E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
    E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
    Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
    E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
    E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
    E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
    E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
    E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Lucas 9:28-36

Testemunho do cumprimento das Promessas
III) Pedro confirma literalmente, sem deixar nenhuma dúvida, que aquele momento no Monte com Jesus foi uma profecia que se cumpriu.

  • Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
    Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
    E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; 2 Pedro 1:16-18

Se você entendeu que a profecia anterior de Jesus, sobre “alguns discípulos não morrerem antes de verem o filho do homem chegar no seu Reino”, foi cumprida na visão apresentada por Jesus no alto do Monte, então vai conseguir entender também a próxima profecia sobre a autoria do livro de Apocalipse.

PROFECIA 2:

I) Sobre o evento da “vinda de Cristo”, após a sua ressurreição, que aconteceria antes da morte do apóstolo João.

O que entendemos sobre o Apóstolo João estar vivo até a volta de Jesus?

Essa profecia foi prevista por Jesus quando havia ressuscitado e falava sobre como seria o futuro na velhice de João.

  • E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
    Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
    Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
    Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
    Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. João 21:20-24

Cumprimento em Visões
II) Revelação da autoria do livro de Apocalipse.

E João ficou vivo até receber de Jesus as visões e as revelações do Livro de Apocalipse.

  • Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
    O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
    Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1:1-3
  • Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; Apocalipse 1:19

Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha. E João viu Jesus vindo, conforme a visão abaixo.

  • E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
    E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
    E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
    E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.
    E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
    E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
    E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:10-16

Testemunho do cumprimento das Promessas.
III) O anjo do Senhor é quem confirma o cumprimento, no Livro de Apocalipse, da profecia feita por Jesus no evangelho de João, capítulo 21.

  • E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Apocalipse 19:10
  • E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
    Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. Apocalipse 22:6,7

Esta profecia foi Cumprida, em Apocalipse com a revelação de Jesus a seu servo sobre sua vinda, quando João teve todas as visões sobre a volta de Jesus em grande glória.

  • O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Apocalipse 1:2
  • E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
    E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
    E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Apocalipse 22:8-10

CONCLUSÃO:

Se você entendeu o cumprimento da primeira profecia de Jesus apresentada neste estudo terá a base, necessária e suficiente, para entender todas as nuances do cumprimento da segunda profecia, aqui também exposta, sobre quem receberia as revelações da volta de Jesus.

A partir do texto de João 21, na descrição da profecia de Jesus sobre João, passamos a ter o entendimento antecipado de quem seria o autor do Livro de Apocalipse.

O que é corroborado posteriormente pelos textos apresentados pelos testemunhos, no livro de Apocalipse, que não seria outro a não ser o discípulo João que virou apóstolo, o irmão de Tiago, filhos de Zebedeu.

Glória a Deus pela revelação desses mistérios da sua Palavra.


Deixe um comentário