ORAÇÃO de JABEZ: Comentários

Por que a oração de Jabez chama tanta atenção dos cristãos?


Jabez é um personagem comentado na Bíblia sem muita informação ou referência.

Apenas aparece em 1 Crônicas capítulo 4, versos 9 e 10.

Antes e depois nada mais é comentado sobre ele.

Mas por que sua história brevemente comentada chama tanta atenção dos cristãos?

O texto refere-se a uma oração que Jabez fez e foi atendido e nada mais.

Porém, talvez por isso mesmo que atrai tanta atenção, pelo atingimento de tal efetividade em sua única oração.

A oração feita por Jabez é semelhante ao único versículo que a relata, pois é simples, resumida e efetiva.

Ela é efetiva porque contém os termos mínimos e necessários para ser ouvida por Deus.

E recebeu a atenção e pronto atendimento da parte de Deus por ser aderente aos requisitos da sua vontade, atendendo a todos os propósitos apresentados por Deus em sua palavra.

Isto é, a coerência do pedido ajustado à própria vontade de Deus, sem nenhuma divergência ou conflito em comparação com a exposição da vontade de Deus em seus ordenamentos, mandamentos, Lei e ensinamentos.

Observemos porque a oração de Jabez não foi qualquer oração, mas a oração.

Vamos à exposição do texto bíblico da Oração de Jabez.

  • E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
    Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1 Crônicas 4:9,10

Preferimos particularmente, neste caso, a tradução mais fiel da versão da Bíblia Young’s Literal Translation.

  • Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se, abençoando, me abençoares, então ampliarás os meus termos, e a tua mão será comigo, e me afastarás do mal, para que não sofra dor! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1 Crônicas 4:10 (YLT)

Deus respondeu a oração de Jabez, pois os critérios usados na petição estavam dentro da vontade de Deus, como analisaremos a seguir.

1) Dilatação do território de Jabez, refletindo abundância.

É necessário entender o que significa ampliar os termos, referentes à parte física territorial, mas significando muito mais espiritualmente do que só abundância de bens materiais.

Aprendamos de onde vem essa expressão “alargar ou ampliar os meus termos” e quem tem o poder e a prerrogativa de fazer isso.

O Senhor é quem alargará o teu território ou as tuas fronteiras, como prometeu ao Povo de Israel na entrada da Terra Prometida.

  • Porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei o teu território; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor teu Deus. Êxodo 34:24
  • E, se o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como jurou a teus pais, e te der toda a terra que disse daria a teus pais
    (Quando guardares todos estes mandamentos, que hoje te ordeno, para cumprí-los, amando ao Senhor teu Deus e andando nos seus caminhos todos os dias), Deuteronômio 19:8,9
  • Quando o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a todo o desejo da tua alma, comerás carne. Deuteronômio 12:20
  • Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne; Deuteronômio 12:23

Interessante notar que é Deus quem pode aumentar os termos e não as pessoas por vontade própria, pois o Povo de Israel havia recebido de herança da parte de Deus na distribuição da terra prometida entre as 12 tribos.

  • Não mudes o limite do teu próximo, que estabeleceram os antigos na tua herança, que receberás na terra que te dá o Senhor teu Deus para a possuíres. Deuteronômio 19:14

O contrário também é verdade, pois quem se apropriar dos termos ou território do seu próximo seria amaldiçoado.

  • Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém. Deuteronômio 27:17

Então ter o seu termo ampliado por Deus significa efetivamente ter sido plenamente abençoado por Deus.

2) A mão do Senhor sobre Jabez, para que fosse afastado do mal e recebesse misericórdia e não aflições ou dores.

Aqui significando a proteção de Deus para que não caísse em tentação e assim fosse abençoado efetivamente.

Mas vejamos que além de ter os seus termos ampliados, Jabez também pede que a mão do Senhor esteja sobre ele, para que ele seja afastado do mal e, assim, não seja afligido, ou seja, não sinta dor ou aflição.

Vejamos qual o critério de Deus sobre as escolhas que devemos fazer e seguir na vida para sermos abençoados.

  • Porventura não erram os que praticam o mal? mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem. Provérbios 14:22
  • Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
    Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem.
    Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra, de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis. Isaías 7:14-16
  • Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.
    Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Amós 5:14,15
  • A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
    Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
    Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
    Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
    Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:17-21
  • Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 3 joão 1:11

3) O nome “Jabez” em hebraico significa “dor”.

Importante ressaltar que o nome de Jabez significa “dor” e, para que ele escapasse dessa determinação de sofrimento em sua vida imposta pelo seu nome de batismo, pela sua mãe, ele pede que Deus o aparte do mal, andando nos bons caminhos de Deus, para assim ser abençoado ficando livre da consequência das dores da aflição.

4) Relevante comentar que Jabez atendeu outro critério da Palavra de Deus apresentado no apelo de Jó e de Tiago que diz:

  • De sorte que o clamor do pobre subisse até ele, e que ouvisse o clamor dos aflitos. Jó 34:28
  • Está alguém entre vós aflito? Ore. Tiago 5:13

E foi isso exatamente o que ele fez para que Deus afastasse dele as suas aflições, tendo sido bem-sucedido em sua oração.

CONCLUSÃO:

Essa oração de Jabez está totalmente consoante e em conformidade com os critérios expostos por Deus em sua palavra.

Consequentemente, essa petição foi atendida plenamente pelo Senhor nosso Deus.

  • E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14

Entretanto, mantenha a atenção nos critérios expostos da oração e nos motivos pelo qual foram atendidos, para que possa entender, avaliar e elaborar suas orações para que elas também alcancem a Deus e sejam atendidas de modo mais efetivo.

Um pouco dessas características nos lembram sobre a oração ensinada por Jesus, contendo os termos mínimos necessários de uma oração.

Embora a oração do Mestre Jesus nos apresenta uma descrição mais completa dos termos agradáveis a Deus em uma oração.


2 comentários sobre “ORAÇÃO de JABEZ: Comentários

Deixe um comentário