Afinal o que é o FRUTO do ESPÍRITO?

O fruto do Espírito é ou são?

Qual a forma correta?


O fruto do espírito é ou são?

Essa resposta varia a depender do objetivo de quem pergunta.

Pois se quem pergunta tiver o foco na origem dos frutos, então o fruto é oriundo do Espírito de Deus, que é um só e o mesmo para gerar os frutos.

Mas se o foco da pergunta for direcionado à relação dos frutos, então os frutos são conforme a descrição que procede na lista, pois são termos diferentes e que contêm diferentes significados de um termo para outro.

O mais importante é entender que o Espírito é um só, mas os frutos são vários e diversificados assim como os dons do Espírito.

  • Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1 Coríntios 12:4

Ah, e para acabar com essa discussão que é de grego/português ou de expressão literária e não de doutrina ou ensino de Jesus, pois no original em grego tanto no verso 19, que apresenta a lista manifesta das obras da carne, quanto no verso 22 de Gálatas 5, que apresenta o fruto do Espírito, o verbo utilizado nos dois versículos é ἐστιν, que é traduzido por “é” no singular.

O termo ἐστιν, utilizado nos dois versículos que antecede a descrição das duas listas, da carne e do Espírito, é o verbo Ser, no grego εἰμί, na 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo Ativo, traduzido por “é”. Para que fosse a 3ª pessoa do plural, traduzido por “são” deveria ser utilizado o termo εἰσί, que não foi aplicado.

Então não tem discussão, tem erro de tradução mesmo, pois nas duas referências a correta tradução para as obras da carne ou para o fruto do Espírito “é” e não “são”. E isso se deve não porque a lista é no singular, mas porque no grego a concordância verbal está sendo feita com os termos que são enunciados antes.

No verso 19 é com o “Manifesto das obras da carne” e no verso 22 é com “o fruto do Espírito”.

Então não tropece nessa questão do verbo que não tem nada de espiritual e que não deveria ser usada ou referenciada para ensinar uma doutrina baseada no verbo mal traduzido.

Por outro lado, vejamos alguns textos que falam do fruto do Espírito e sigamos com nosso estudo neste artigo.

Na lista de Paulo em Gálatas 5 temos.

  • Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
    Contra estas coisas não há lei.
    E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
    Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gálatas 5:22-25

Mas o ensino principal nesse texto é o que foi dito antes, e tanto que volta a ser repetido no versículo 25, que é viver e andar em Espírito e não na carne.

  • Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
    Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
    Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:16-18

Na lista de Pedro em 2 Pedro 1 temos.

  • E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
    E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
    E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 2 Pedro 1:5-7

Onde também o principal do contexto não é a lista, mas o ensinamento antes e depois do texto citado acima, pois Pedro faz uma declaração de elevado teor espiritual onde mostra como ficamos participantes da natureza divina e como teremos amplamente concedida a entrada no reino dos Céus, que poucos dão atenção.

  • Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
    Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pedro 1:3,4
  • Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
    Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
    Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:8-11

Jesus também mostrou sua lista e também explicou o motivo dela como sua maior importância que a lista em si, que é sermos perfeitos como é perfeito nosso Pai.

  • Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
    Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
    Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
    E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
    Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:44-48

Então perguntamos essas listas apresentadas são Exemplificativas ou Exaustivas?

O conceito de Lista Exemplificativa é aquela que cita exemplos para que se entenda do que estamos falando, mas o assunto não se encerra apenas nos itens elencados. É uma lista aberta que permite a inclusão de outros itens, desde que sejam relacionados ao mesmo assunto, tema, classificação ou categoria que está exemplificado na lista.

Já o conceito de Lista Exaustiva é aquela que cita todos os elementos que estão exauridos na sua relação e que não possibilitam acréscimo nessa lista por estar completa à exaustão, não tendo deixado nenhum elemento de fora que não tenha sido citado na própria lista. Dessa forma não cabe nenhum complemento de qualquer outro item a ser somado na lista apresentada, pois foram todos esgotados.

Assim voltamos à questão, as listas apresentadas são exemplificativas ou exaustivas?

Fica fácil de respondermos após breve observação, comparando as listas apresentadas por Paulo, Pedro e Jesus com as definições dos conceitos.

1) Logo de imediato observamos que são 3 listas sobre o mesmo assunto, comportamento de uma nova criatura em Cristo Jesus, com quantidades diferentes e itens diferentes de uma lista para outra, o que evidencia que são listas exemplificativas. Demonstrando que são listas complementares, pois podem ser todas adicionadas produzindo uma lista só, uma vez que tratam do mesmo tema.

Um outro exemplo de lista exemplificativa seria uma lista de compra de supermercados em que cada pessoa que lê a lista aumenta colocando outros itens que ela lembra que estão faltando.

2) De modo contrário, afirmamos que não são listas exaustivas, pois se fossem exaustivas seriam listas iguais contendo mesmas quantidades e mesmas citações de itens que seriam repetidos nas 3 listas.

Outro exemplo de lista exaustiva são os dez mandamentos, pois sempre que são mencionados são expressamente iguais em quantidade e conteúdo.

Ademais, por ser lista exemplificativa podemos e devemos acrescentar outros frutos do espírito como misericórdia, juízo, justiça, santificação, perdão, oração, verdade, testemunho, confissão, consolação, sujeição, serviço, louvor da sua glória, comunicação, comunhão, obediência, humildade etc.

Todos esses termos que sugerimos serem acrescentados fazem parte dos textos bíblicos como procedentes do Espírito de Deus e que devem ser refletidos no comportamento de todo discípulo de Jesus, conforme os escritos bíblicos. E cabem mais.

  • Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Mateus 12:7
  • Eis aqui o meu servo, que escolhi, O meu amado, em quem a minha alma se compraz; Porei sobre ele o meu espírito, E anunciará aos gentios o juízo.
    Mateus 12:18
  • Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23
  • Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. João 16:13
  • Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
    João 15:26
  • E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem. Atos 5:32
  • Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1 Pedro 5:5
  • Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 1 João 3:10

O próprio apóstolo Paulo afirma isso em suas outras epístolas acrescentando ele mesmo outros itens à sua lista escrita em Gálatas 5, demonstrando que a lista de Gálatas 5 não era uma lista final, terminativa ou exclusiva, mas apenas citações de exemplificações dentre outros termos que são frutos do espírito ou fruto do espírito como já explicamos anteriormente.

  • Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:4
  • Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17
  • E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4:24
  • ( Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade ); efésios 5:9
  • Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11
  • Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6:11
  • Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
    E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. Hebreus 13:15,16
  • Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
    Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
    O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. Efésios 1:12-14

Mas e qual é o foco dessa doutrina sobre os frutos do Espírito e o que é o mais importante em aprendermos, absorvermos e cumprirmos em nossas vidas com esse ensinamento?

Aliás, também é importante que se entenda que os frutos são a consequência da nossa mudança após a conversão e que se refletem em nossos comportamentos, ou o novo nascimento do Espírito e não da carne e do sangue, como Jesus explicou a Nicodemos em João 3, pois nos tornamos nova criatura onde as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.

  • Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
    Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
    Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
    O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:3-6

Paulo deixa esse conceito bem claro, assim como Jesus havia feito antes com Nicodemos.

  • Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Vejamos o que Jesus disse sobre os frutos.

Jesus volta a esse assunto em João 15, quando diz que devemos dar fruto e que se não dermos, não servimos para mais nada a não ser sermos arrancados e queimados.

  • Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
    Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
    Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
    Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
    Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
    Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. João 15:1-6

E não esqueçamos que é dessa mudança de vida que Jesus sempre falou quando dizia que devíamos tomar a nossa cruz, negar a nós mesmos e segui-lo, senão não seríamos dignos dele.

  • E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34
  • E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:38

O próprio João Batista clamava àqueles que vinham ser batizados por ele que demostrassem arrependimento através de seus frutos.

  • Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8
  • Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. Lucas 3:8

Os frutos são o resultado que demonstra a mudança de vida de quem estava arrependido e por isso passou a viver uma vida nova com adequados comportamentos que refletem a transformação de sua vida.

E é exatamente isso que nos prega Paulo em Romanos 12 e Colossenses 3, que sejamos inconformados com o mundo e nos transformemos pela renovação do nosso entendimento segundo a Palavra de Deus para sermos cada vez mais parecidos com Cristo.

  • E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
  • Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
    E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:9,10

Na verdade, Paulo nos apresenta, em Colossenses 3, uma lista mais completa e abrangente do que a de Gálatas 5 sobre os frutos do espírito, e que também é exemplificativa, pois os frutos do espírito não tem fim, mas podem ser resumidos em tudo que procede do amor a Deus e ao próximo, como Jesus já havia dito.

  • Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
    Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
    E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
    E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
    A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
    E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:12-17

Por isso somos reconhecidos pelos frutos que geramos e produzimos na nova vida em Espírito e não se confundem mais com os frutos que produzíamos antes quando éramos carnais.

  • Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Mateus 12:33

Paulo deixa esse conceito bem claro em Gálatas.

  • Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6
  • Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Gálatas 6:15

E Paulo também já havia falado disso em 1 Coríntios.

  • A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. 1 Coríntios 7:19

Tudo isso aponta que o que realmente importa é que devemos abandonar a vida na carne e vivermos a vida em espírito.
Isso não é opção é mandamento e condição obrigatória do Cristão para sermos discípulos de Jesus, pois estamos mortos na carne na morte de Cristo para ficarmos livres do pecado.

  • Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
    Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
    Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
    Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:17-20
  • Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Filipenses 3:3
  • No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; Colossenses 2:11
  • E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Colossenses 2:13
  • Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
    Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 1 Pedro 4:1,2

Portanto, dentro de todo esse contexto apresentado no presente estudo, não nos enganemos e aprendamos de uma vez por todas para o que serve e o que demonstra a presença dos frutos do Espírito Santo na vida do Cristão, conforme bem esclarecido por Paulo em Romanos 6.

  • E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
    Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
    Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
    E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
    Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
    Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:18-23

Lembremo-nos da afirmação de Cristo sobre qual era a verdadeira intenção dele ao fim da apresentação de todo o Sermão da Montanha, que fôssemos perfeitos.

  • Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:48

CONCLUSÃO:

Então não são 9, 7, 5 ou 10 os frutos do Espirito, pois são tantos quantos comportamentos tivermos que sejam agradáveis a Deus e que sejam decorrentes da abundância da sua graça em nossas vidas e certamente todos serão decorrentes do nosso amor a Deus e ao próximo e do quanto o Espírito de Deus estiver pleno em cada um de nós.

  • Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17

Convém então que prestemos bastante atenção ao alerta que nos é dado sobre andarmos em Espírito, santificados e irrepreensíveis, para produzirmos e apresentarmos frutos agradáveis a Deus, pois sem os quais não estaremos aptos e dignos de estarmos na presença do Senhor Jesus, na sua volta, e de Deus quando reinar entre nós.

Faz-se necessário entendermos que, acima de tudo, o mais importante é sermos nova criatura e andarmos segundo o espírito e não segundo a carne, que fomos remidos e resgatados por Jesus para sermos santos e irrepreensíveis diante de Deus e que esse é o objetivo de Cristo e que Paulo demonstrou isso incansavelmente em todas as suas epístolas.

  • E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho; 2 Timóteo 1:10

Perceba que essa é a mensagem mais repetida por Paulo em suas cartas.

  • O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:8
  • Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4
  • Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27
  • Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Filipenses 2:15
  • No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Colossenses 1:22
  • Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. 1 Tessalonicenses 2:10
  • Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos. 1 Tessalonicenses 3:13
  • E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23
  • Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Tito 2:8

Mas essa mensagem de santificação também foi abordada por Pedro e Judas

  • Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
    Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
    Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:14-16
  • Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3:14
  • Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, Judas 1:24

E acima de tudo por Jesus e que servirá de requisito para estarmos na presença de Deus.

  • E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. Apocalipse 14:5

Nessa mesma linha Paulo nos alerta em Hebreus sobre o que é necessário para que estejamos na presença de Deus na vida eterna.

  • Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Deixe um comentário