QUEBRA, pelo Povo de Israel, da ÚLTIMA ALIANÇA feita por DEUS

Será que há consequência pela quebra da Aliança de Deus feita com seu Povo?
Qual?


Desde a criação do mundo Deus fez várias alianças, acordos ou promessas, com alguns homens ou com seu Povo escolhido.

Quais seriam os efeitos e consequências dessa quebra de aliança?

Vamos então analisar, especificamente, nesse estudo a última Aliança feita por Deus com o Povo de Israel e sua consequência, em caso de descumprimento.

Promessa de nova e última Aliança de Deus com o Povo de Israel.

  • Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
    Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
    Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
    E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
    Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. Jeremias 31:31-35
  • E veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
    Assim diz o Senhor: Se puderdes invalidar a minha aliança com o dia, e a minha aliança com a noite, de tal modo que não haja dia e noite a seu tempo,
    Também se poderá invalidar a minha aliança com Davi, meu servo, para que não tenha filho que reine no seu trono; como também com os levitas, sacerdotes, meus ministros.
    Como não se pode contar o exército dos céus, nem medir-se a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que ministram diante de mim.
    E veio ainda a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
    Porventura não tens visto o que este povo está dizendo: As duas gerações, que o Senhor escolheu, agora as rejeitou? Assim desprezam o meu povo, como se não fora mais uma nação diante deles.
    Assim diz o Senhor: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não puser as ordenanças dos céus e da terra,
    Também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, para que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; porque removerei o seu cativeiro, e apiedar-me-ei deles. Jeremias 33:19-26

Confirmação do cumprimento em Jesus dessa Aliança com o Povo de Israel, conforme mencionado no livro de Hebreus.

  • Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
    Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
    Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
    Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
    E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
    Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
    Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. Hebreus 8:6-13

Manifestação das consequências da Quebra dessa Aliança de Deus pelo Povo de Israel.

1) Vemos que Deus deixou por sinal dessa Aliança o ordenamento dos astros como o Sol, a Lua e as estrelas e que se forem abalados será um sinal que Israel deixará de ser nação diante de Deus para sempre.

  • Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o Senhor dos Exércitos é o seu nome.
    Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o Senhor, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre. Jeremias 31:35,36

2) E Deus confirma essa decisão complementando a profecia indicando que quando os céus puderem ser medidos e os fundamentos da Terra puderem ser sondados Deus também rejeitará toda a descendência de Israel por suas transgressões.

  • Assim disse o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o Senhor. Jeremias 31:37

Diante disso apontamos que a consequência 1, dessa quebra da Aliança pelo Povo de Israel, é demonstrada pelas profecias dos profetas do Antigo Testamento, mas também desde Jesus, Hebreus e Apocalipse que indicam que haverá mudança dos ordenamentos dos astros que seriam perenes.

  • Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.
    Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.
    Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim. Salmos 102:25-27
  • E todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um livro; Isaías 34:4
  • Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.
    Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão. Isaías 60:19,20
  • E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Mateus 24:29
  • E as estrelas cairão do céu, e as forças que estão nos céus serão abaladas. Marcos 13:25
  • Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. Lucas 21:26
  • Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
    A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
    E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
    Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Hebreus 12:25-28
  • E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
    E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
    E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. Apocalipse 6:12-14

A consequência 2, dessa quebra da Aliança pelo Povo de Israel, é demonstrada pelas evidências dos últimos tempos que indicam que os céus estão sendo medidos e também os fundamentos da Terra.

  • A evidência dos astros se manifesta no uso e implementação do utilitário tecnológico do satélite James Webb que está revolucionando todo o conhecimento científico exatamente por estar sendo utilizado para realizar o mapeamento de todo o Universo e disponibilizando esses dados para análise e avaliação das comunidades científicas do mundo todo. Associado ao serviço de todos os satélites anteriores já lançados, bem como a toda a cadeia de observatórios instalados em diversos países ao redor do mundo.
  • Em relação à sondagem dos fundamentos da terra temos os diversos navios espalhados pelo mundo que estão mapeando o fundo dos oceanos, onde já foram descobertos uma série de embarcações antigas que haviam naufragado e estavam perdidas, bem como principalmente a descobertas das características geofísicas e geológicas das camadas tectônicas que ficam à milhares de metros nas profundezas dos oceanos.

E quando tudo isso acontecerá?

De acordo com a Palavra de Deus, tudo isso está reservado para o dia da vinda de Deus, também chamado de dia da Ira de Deus ou dia da Ira do Cordeiro.

  • Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
    Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
    O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
    Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.
    Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,
    Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
    Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.
    Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3:7-14

CONCLUSÃO:

Aliança ou pacto com Deus não se quebra nunca. Antes, cumpre-se até o fim, para que não se sofra as consequências do descumprimento das suas promessas.

O Povo de Israel quebrou esta última Aliança como havia quebrado todas as anteriores.

Deus mesmo demonstra o resultado da consequência dessa Quebra da última Aliança pelo Povo de Israel.

E a terra que havia resplandecido das trevas, volta a perder a sua glória e a sua luz, voltando às trevas por causa da sua desobediência.

  • Lembrai isto às nações; fazei ouvir contra Jerusalém, que vigias vêm de uma terra remota, e levantarão a sua voz contra as cidades de Judá.
    Como os guardas de um campo, estão contra ela ao redor; porquanto ela se rebelou contra mim, diz o Senhor.
    O teu caminho e as tuas obras te fizeram estas coisas; esta é a tua maldade, e amargosa é, que te chega até ao coração.
    Ah, entranhas minhas, entranhas minhas! Estou com dores no meu coração! O meu coração se agita em mim. Não posso me calar; porque tu, ó minha alma, ouviste o som da trombeta e o alarido da guerra.
    Destruição sobre destruição se apregoa; porque já toda a terra está destruída; de repente foram destruídas as minhas tendas, e as minhas cortinas num momento.
    Até quando verei a bandeira, e ouvirei a voz da trombeta?
    Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem.
    Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz.
    Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
    Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido.
    Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.
    Porque assim diz o Senhor: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei.
    Por isto lamentará a terra, e os céus em cima se enegrecerão; porquanto assim o disse, assim o propus, e não me arrependi nem me desviarei disso.
    Ao clamor dos cavaleiros e dos flecheiros fugiram todas as cidades; entraram pelas matas e treparam pelos penhascos; todas as cidades ficaram abandonadas, e já ninguém habita nelas.
    Agora, pois, que farás, ó assolada? Ainda que te vistas de carmesim, ainda que te adornes com enfeites de ouro, ainda que te pintes em volta dos teus olhos, debalde te farias bela; os amantes te desprezam, e procuram tirar-te a vida.
    Porquanto ouço uma voz, como a de uma mulher que está de parto, uma angústia como a de que está com dores de parto do primeiro filho; a voz da filha de Sião, ofegante, que estende as suas mãos, dizendo: Oh! ai de mim agora, porque já a minha alma desmaia por causa dos assassinos. Jeremias 4:16-31

Deixe um comentário