Jeremias ou Zacarias? ERRO ou INTERPRETAÇÃO na referência de Mateus 27?

Você confere toda citação ou referência de citação que encontra durante a leitura dos textos na Bíblia?


Responda-nos caro leitor, você é daqueles que ao fazer a leitura de qualquer texto bíblico costuma conferir as referências citadas ou parte do princípio que a referência mencionada no texto está correta?

Pois bem, esta resposta dirá muito sobre a sua fé e sobre a sua responsabilidade em propagar os textos das divinas escrituras.

Sem enrolação, vamos direto ao ponto que queremos abordar no estudo de hoje.

Em Mateus, capítulo 27, temos um texto que é referenciado como sendo uma citação de Jeremias.

A pergunta que não quer calar é: Você conferiu e encontrou no livro de Jeremias o trecho citado do texto e a sua localização?

Poderia citar sem pestanejar qual é o capítulo e os versículos em que essa citação se encontra no livro de Jeremias?

Se achou a resposta para a pergunta anterior, anote e confira com a análise do texto a seguir e veja se sua resposta está correta.

1) Vamos à citação do texto de Mateus que faz referência ao profeta Jeremias.

Texto do Evangelho de Mateus citando Jeremias.

  • E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata, Mateus 26:15
  • E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;
    E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.
    Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
    Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
    E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
    E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
    E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
    Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
    Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,
    E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor me determinou. Mateus 27:1-10

2) Analisemos as possíveis referências de textos no livro de Jeremias que poderiam estar associadas a esta profecia.

Há quem diga que o texto referido é o de Jeremias 18. Vamos a ele.

  • A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
    Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
    E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
    Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Jeremias 18:1-4

Voilá, temos no texto referências à “casa do oleiro”, mas perceba que isso não é suficiente para associarmos os textos, pois não tem nenhuma relação direta o conteúdo do texto um com o outro.

Fala também sobre o termo “oleiro”, mas fora isso nada mais. Ou seja, não podemos usar essa referência, pois configuraria que estamos forçando demais o método de avaliação e interpretação dos textos das profecias.

Se fosse assim poderíamos prosseguir forçando um pouco mais o método de avaliação e interpretação das profecias e chegando ao texto de Jeremias 19:11.

  • E dir-lhes-ás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar. Jeremias 19:11

Esta citação de Jeremias é outra, porém não está de todo errada de forma “indireta”, pois o terreno comprado fica no Vale de Hinon ou Tofete. Isto é, a citação está trocada, mas o tema e o lugar é o mesmo, conforme descrições e mapas dos vales de Jerusalém.

Mas se assim fosse, poderíamos associar qualquer outra passagem que falasse sobre “oleiro” ou seu terreno ou casa e ficaríamos dando voltas para explicar a devida referência, como faremos a seguir.

Este campo de sangue, que foi comprado também tem outro nome citado em Atos, Acéldama.

  • E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:
    Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
    Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.
    Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
    E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue. Atos 1:15-19

“O vale de Hinom encontrava-se ao Sudoeste e ao Sul da antiga Jerusalém. (Josué 15:8; 18:16; Jeremias 19:2, 6)

O vale estende-se para o Sul desde as imediações do atual Portão de Jaffa, conhecido em árabe por Bab-el-Khalil, vira abruptamente para o Este no canto Sudoeste da cidade, e segue ao longo do lado Sul ao encontro dos vales de Tiropeom e do Cédron, num ponto perto do canto Sudeste da cidade.

Numa zona um pouco acima do local onde este vale converge com os vales do Tiropeom e do Cédron, existe uma área mais larga.

Provavelmente era aqui a localização de Tofete (também grafado Tofet ou Tofeth, conforme as traduções), mencionado em 2 Reis 23:10.

No lado Sul do vale, perto da sua extremidade oriental, encontra-se o lugar tradicional de Acéldama ou Hacéldama, o “Campo de Sangue”, o campo do oleiro comprado com as 30 moedas de prata de Judas. (Mateus 27:3-10; Atos 1:18, 19) Mais para cima, o vale é bastante estreito e fundo, com muitas câmaras sepulcrais nos socalcos dos seus penhascos.” (https://lizzabathory.blogspot.com/2012/01/geena-o-famoso-inferno-em-chamas.html)

O vale de Hinom fazia parte da fronteira entre as tribos de Judá e de Benjamim, encontrando-se o território de Judá ao Sul, o que situava Jerusalém no território de Benjamim, conforme delineado em Josué 15:1, 8; 18:11, 16. O vale é agora conhecido como uádi er-Rababi (Ge Ben Hinnom).

Dá para perceber que tem que dar muita volta para chegar ao que Mateus queria dizer, por isso mencionamos que o conteúdo de Jeremias 19:11 tem ligação “indireta” com o texto de Mateus 27.

Por outro lado, logo abaixo, faremos observação de outra passagem que é clara e direta com o assunto e o contexto apresentado em Mateus 27 e que confirmará que há uma referência direta dessa profecia a outro profeta.

3) Analisemos a referência desse texto no livro de Zacarias e que está diretamente associado a esta profecia citada em Mateus 27.

  • Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
    O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor. Zacarias 11:12,13

Vemos que não resta nenhuma dúvida, pois o texto citado em Mateus 27 tem relação direta com o conteúdo o texto citado em Zacarias 11, sem precisarmos de nenhum esforço para explicar a relação que existe entre os dois textos.

Dessa forma, observamos que a profecia correta referida em Mateus é a do Profeta Zacarias, por ser direta, simples, objetiva e completa.

CONCLUSÃO:

No Evangelho de Mateus, capítulo 27, temos uma citação referida ao livro de Jeremias; que, em verdade, se refere ao livro do profeta Zacarias.

Não é erro de interpretação dos textos referente ao conteúdo de Jeremias, mas sim um engano na citação do nome do profeta em relação ao conteúdo do texto pretendido por Mateus.

Posto que o conteúdo, em Mateus, é direto e literal e confere com o texto de Zacarias 11, fica claro que a citação no capítulo 27 de Mateus não é do texto do profeta Jeremias.

Portanto, não há o que contemplar em digressões e explicações extras ou absurdas sobre a referência ser do conteúdo do texto de Jeremias, a não ser reconhecer que a citação feita por Mateus, no capítulo 27, versos de 1 a 10, foi profetizada pelo profeta Zacarias no capítulo 11, versos 12 e 13.


Deixe um comentário