NEM só de PÃO viverá o HOMEM, mas da PALAVRA de DEUS

Qual a importância da Palavra de Deus como alimento da nossa alma?


Toda a palavra de Deus, além de ser a expressão da sua vontade, também reflete o seu coração, pois o que sai da boca de Deus procede do seu coração.

Então. se queremos conhecer o coração de Deus ou qual é a sua vontade, devemos conhecer as suas palavras e dar total atenção a elas, para sabermos como Deus pensa e o que Ele deseja.

Por isso nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, pois vem do seu coração, e as suas palavras são espírito e vida.

O pão alimenta a carne, mas a palavra de Deus é o alimento da alma e do espírito, saindo direto do seu coração.

O pão representa a necessidade básica do homem. É o elemento mínimo necessário para sua vida.

É o que lhe sustenta fisicamente e é o motivo pelo qual o homem vive, pois o homem vive do trabalho para produzir o seu alimento e se manter vivo.

O pão tem todo esse significado de ser o elemento que sustenta a vida do homem e o propósito mínimo da sua existência.

Pois todo homem que não faz esse mínimo, de correr atrás do pão de cada dia, não consegue se manter vivo para continuar a viver dia após dia.

Por isso que é importante entender que, espiritualmente, também há um alimento que nos sustenta e nos mantêm vivos eternamente.

E o alimento que mantém o nascido do espírito vivificado é a Palavra de Deus, ou seja, o pão nosso de cada dia, falando espiritualmente.

O pão espiritual é o alimento que provém da Palavra de Deus e que nos mantêm vivos eternamente, pois advém da Palavra que sai da boca de Deus e é semente incorruptível que dura para sempre.

Vamos entender esse significado e toda essa dinâmica no estudo que ora se apresenta.

  • E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. Deuteronômio 8:3
  • Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4
  • E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. Lucas 4:4
  • O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11
  • Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Mateus 15:18
  • Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
    Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:9,10

Quem tem ouvidos ouça o que diz o espírito.

  • Porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas? Jó 12:11

A palavra de Deus é sabedoria oriunda do entendimento e conhecimento que vem de Deus.

  • Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:6
  • O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá. Provérbios 19:16
  • Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício. Provérbios 21:3
  • Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio.
    E exultarão os meus rins, quando os teus lábios falarem coisas retas. Provérbios 23:15,16
  • Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Provérbios 30:5

E deve ser recebido e absorvido na medida necessária de cada indivíduo.

  • Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
    Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. Provérbios 30:8,9

A Palavra de Deus é o alimento que dura para sempre.

  • Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. Isaías 40:8

A Palavra de Deus produz seus efeitos e não volta vazia, pois é o alimento de Deus para que a alma viva.

  • Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
    Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
    Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
    Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
    Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. Isaías 55:1-5
  • Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
    Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
    Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
    Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
    Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
    Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
    Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
    Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará. Isaías 55:6-13

Entretanto, o povo não gosta da palavra de Deus.

  • Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada.
    Assim diz o Senhor dos Exércitos: Diligentemente respigarão os resíduos de Israel como uma vinha; torna a tua mão, como o vindimador, aos cestos.
    A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela.
    Por isso estou cheio do furor do Senhor; estou cansado de o conter; derramá-lo-ei sobre os meninos pelas ruas e na reunião de todos os jovens; porque até o marido com a mulher serão presos, e o velho com o que está cheio de dias.
    E as suas casas passarão a outros, como também as suas herdades e as suas mulheres juntamente; porque estenderei a minha mão contra os habitantes desta terra, diz o Senhor.
    Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade.
    E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.
    Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar, tropeçarão, diz o Senhor.
    Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
    Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos.
    Portanto ouvi, vós, nações; e informa-te tu, ó congregação, do que se faz entre eles!
    Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.
    Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.
    Portanto assim diz o Senhor: Eis que armarei tropeços a este povo; e tropeçarão neles pais e filhos juntamente; o vizinho e o seu companheiro perecerão. Jeremias 6:8-21

Mas os que amam a Deus, se alimentam das suas Palavras diariamente.

  • Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos. Jeremias 15:16

Deus manda que Ezequiel coma o rolo contendo a Palavra de Deus, para que Ezequiel enchesse o seu coração e dissesse as palavras de Deus ao povo.

  • Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.
    Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.
    Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro.
    E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais. Ezequiel 2:7-10

Deus afirma que a casa de Israel não ia dar ouvidos ao profeta Ezequiel, porque não queriam dar ouvidos a Deus; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.

  • E disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
    Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;
    Nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos.
    Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
    Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte.
    Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde.
    Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer, e ouve-as com os teus ouvidos.
    Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir. Ezequiel 3:4-11

Deus, porém, avisa que haverá falta do alimento da Palavra de Deus.

  • Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
    E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão. Amós 8:11,12

É Jesus quem alerta para que o homem trabalhe, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

  • A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
    Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
    E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
    Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
    Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
    Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
    E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.
    Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
    Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
    Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
    Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
    E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
    Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
    Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
    E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
    Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
    E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
    E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo. João 4:25-42

Jesus afirma que ele próprio é o Pão da Vida.

  • Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
    E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
    Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
    Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
    Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
    Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. João 6:24-29
  • Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
    Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
    Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
    Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
    Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
    E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
    Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
    Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
    Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
    E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. João 6:30-39

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer

  • Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
    Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
    E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
    Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
    Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:40-44

E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.

  • Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
    Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
    Eu sou o pão da vida.
    Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
    Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
    Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:45-51

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

  • Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
    Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
    Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
    Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
    Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
    Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
    Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. João 6:52-58

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Jesus disse são espírito e vida.

  • Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
    Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
    Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
    Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
    O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.
    Mas há alguns de vós que não creem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
    E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.
    Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. João 6:59-66

Houve um tempo em que Jesus perguntou aos seus discípulos se eles queriam desistir e se retirar?

E qual foi a resposta de Pedro?

  • Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
    Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
    E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.
    Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
    E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze. João 6:67-71

Mas para que fossem verdadeiros discípulos de Jesus teriam de guardar e permanecer nas suas palavras até o fim.

  • Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
    Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
    Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
    Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
    Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.
    Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.
    Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
    Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
    Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.
    Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
    Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
    Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
    Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
    Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?
    Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
    Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
    Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais.
    Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue.
    Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
    Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte.
    És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?
    Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.
    E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.
    Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
    Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?
    Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
    Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. João 8:31-59

Quem ama a Deus e quem ama a Jesus guarda as suas Palavras no seus corações.

  • Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. Deuteronômio 13:4
  • Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
    Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
    Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
    Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
    Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
    Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
    E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
    Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
    Se me amais, guardai os meus mandamentos.
    E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
    O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
    Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
    Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
    Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
    Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:6-21

Para que Jesus e Deus venham e façam morada nos nossos corações é necessário que amemos a Deus e a Jesus e que guardemos e pratiquemos a sua Palavra.

  • Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
    Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
    Tenho-vos dito isto, estando convosco.
    Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
    Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
    Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
    Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
    Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;
    Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. João 14:22-31

CONCLUSÃO:

A Palavra de Deus, que é o pão da vida, que é Cristo, pois ele é a Palavra Fiel e verdadeira, é a porção diária do nosso alimento espiritual capaz de nos fazer permanecer vivos para sempre.

Afinal a Palavra de Deus é espírito e vida e alimenta a nossa alma.

  • O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. João 6:63
  • Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. João 6:27
  • Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68

Mas, se de todo não tiverem entendido a mensagem e o significado da expressão “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”; então, pelo menos prestem bastante atenção na advertência abaixo que consta em Deuteronômio capítulo 8.

Todo o capítulo 8 de Deuteronômio fala sobre o significado dessa expressão.

  • Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR jurou a vossos pais.
    E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
    E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
    Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
    Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus.
    E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
    Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
    Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
    Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.
    Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.
    Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno;
    Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,
    E se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens,
    Se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
    Que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira;
    Que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem;
    E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.
    Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.
    Será, porém, que, se de qualquer modo te esqueceres do Senhor teu Deus, e se ouvires outros deuses, e os servires, e te inclinares perante eles, hoje eu testifico contra vós que certamente perecereis.
    Como as nações que o Senhor destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do Senhor vosso Deus. Deuteronômio 8:1-20

Deixe um comentário