JÓ: Tão SÁBIO quanto DAVI e SALOMÃO

Será que a sabedoria de Jó merece o mesmo grau de reconhecimento da sabedoria apresentada por Davi e seu filho Salomão?


Até onde vai a sabedoria de Jó?

Será que sua sabedoria, exposta expressamente nos capítulos do seu Livro, merece o mesmo grau de reconhecimento da sabedoria apresentada por Davi e seu filho Salomão?

Que Davi era o homem segundo o coração de Deus todo mundo sabe, ou deveria saber.

  • E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Atos 13:22

Que Salomão foi o homem mais sábio de toda a Terra todo mundo também sabe, ou deveria saber.

  • E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
    E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
    E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor. 1 Reis 4:29-31

Porém, que Jó demonstrou ter a mesma sabedoria que Salomão e o mesmo coração que Davi quase ninguém sabe, mas todo mundo deveria saber.

  • Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal. Jó 1:1
  • E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jó 1:8
  • Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Jó 42:7

Não à toa que esses 3 personagens bíblicos, Davi, Salomão e Jó, chegaram à mesma conclusão sobre os temas “sabedoria”, “inteligência” e “temor do Senhor”, que são temas de extrema relevância dentre os temas divinos.

Homens que receberam seus dons espirituais, que foram reconhecidos e exaltados pelo próprio Deus.

Por isso mesmo, apresentamos este artigo breve, direto e objetivo sobre essas características de Jó, que são as mesmas de Davi e Salomão, para que todos saibam e busquem seguir em suas vidas as orientações de Deus manifestadas nos testemunhos deixados por esses personagens.

Portanto, leia com atenção os excertos dos textos bíblicos abaixo que se referem ao tema proposto no estudo ora apresentado.

Prepare-se para ao final chegar à sua própria conclusão após as citações das escrituras.

1) Declarações de Davi sobre a sabedoria, a inteligência e o temor do Senhor.

  • LOUVAREI ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
    A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
    Engrandecei ao SENHOR comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
    Busquei ao SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
    Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.
    Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
    O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
    Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
    Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
    Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.
    Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
    Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
    Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
    Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
    Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
    A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
    Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
    Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
    Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
    Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
    A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
    O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido. Salmos 34:1-22
  • Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Salmos 101:2
  • LOUVAI ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembleia dos justos e na congregação.
    Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer.
    A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.
    Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR.
    Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.
    Anunciou ao seu povo o poder das suas obras, para lhe dar a herança dos gentios.
    As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos.
    Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.
    Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
    O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. Salmos 111:1-10

2) Declarações de Salomão sobre a sabedoria, a inteligência e o temor do Senhor.

  • O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1:7
  • Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
    Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
    Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
    Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
    Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
    Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
    Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
    Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
    Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
    Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.
    Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. Provérbios 1:23-33
  • FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
    Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
    Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
    Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
    Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.
    Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.
    Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,
    Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
    Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas.
    Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
    O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
    Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;
    Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos;
    Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus,
    Cujas veredas são tortuosas e que se desviam nos seus caminhos;
    Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras;
    Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;
    Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos. Provérbios 2:1-18
  • O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. Provérbios 8:13
  • O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. Provérbios 14:27
  • Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado. Provérbios 16:6
  • O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum. Provérbios 19:23
  • O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. Provérbios 9:10
  • O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade. Provérbios 15:33
  • Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata! Provérbios 16:16
  • O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Provérbios 18:15
  • Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR. Provérbios 21:30
  • Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. Provérbios 28:14
  • Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas. Eclesiastes 2:13
  • Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito. Eclesiastes 2:26
  • Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas, e para conhecer que a impiedade é insensatez e que a estultícia é loucura. Eclesiastes 7:25
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Eclesiastes 12:13

3) Declaração de Jó sobre a sabedoria, a inteligência e o temor do Senhor.

  • Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Jó 28:12
  • Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?
    Pois está encoberta aos olhos de todo o vivente, e oculta às aves do céu.
    A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.
    Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.
    Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
    Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas;
    Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;
    Então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.
    E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. Jó 28:20-28

CONCLUSÃO:

A conclusão do artigo de hoje será alcançada pelo leitor, após a verificação das referências bíblicas discorridas anteriormente e por meio de análise e comparação dos textos.

O leitor atento, pelos versículos expostos, pode chegar à sua própria conclusão e esperamos que seja compatível com a afirmação feita na parte inicial ou introdutória do presente estudo em questão.


2 comentários sobre “JÓ: Tão SÁBIO quanto DAVI e SALOMÃO

Deixe um comentário