DESIGREJADOS de acordo com a BÍBLIA

Quem são os verdadeiros desigrejados?


Quem são os verdadeiros desigrejados de acordo com a BÍBLIA?

Neste artigo estamos falando dos desigrejados que são convertidos, frequentam a Igreja e tem alto nível espiritual e de participação nas suas Igrejas, mas foram “desestimulados” a frequentarem a sua Igreja.

Não estamos focando e nem vamos abordar sobre os chamados desigrejados que saem da Igreja por terem se afastado de Deus.

Embora esses também devam ter atenção e serem buscados ativamente pela Igreja através de abordagem direta e individualizada tendo como objetivo oferecer a alternativa da recuperação de todo e qualquer cristão que se afasta de Deus.

Voltemos então ao foco central do nosso estudo que são os irmãos que eram membros e frequentadores ativos da Igreja e foram desmotivados ou expulsos pelo fato da Igreja não saber como lidar com membros que atingem, por sua própria busca a Deus, os próximos níveis espirituais pelos quais todo cristão deveria atingir que é chegar à estatura de homem perfeito e à semelhança de Cristo.

  • Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
    Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
    Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
    Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:12-16

Citaremos os exemplos do apóstolo João, apóstolo Paulo e do próprio Jesus Cristo.

Jesus era judeu e frequentava as Sinagogas e o Templo de Jerusalém.

Dos quais foi expulso várias vezes e com perigo de morte até por apedrejamento. Sem falar que o Sumo Sacerdote com seus seguidores tramaram a captura e morte por crucificação do próprio Cristo.

  • Depois os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam: Que faremos? porquanto este homem faz muitos sinais.
    Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.
    E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis,
    Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
    Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
    E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
    Desde aquele dia, pois, consultavam-se para o matarem.
    Jesus, pois, já não andava manifestamente entre os judeus, mas retirou-se dali para a terra junto do deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali ficou com os seus discípulos. João 11:47-54

João, além de ter feito parte da fundação da Igreja de Cristo com os Apóstolos em Jerusalém, também foi Pastor da Igreja de Éfeso durante bastante tempo.

Provavelmente a mesma que Diótrefes o estava impedindo de ser recebido, como veremos a seguir.

E também Paulo, que antes se chamava Saulo, e também foi expulso, apedrejado e preso pelos próprios judeus.

Vamos às referências bíblicas.

1) Sobre a experiência de desigrejamento de Jesus.

  • Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
    Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou. João 8:58,59
  • Eu e o Pai somos um.
    Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
    Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
    Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
    Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
    Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida ( e a Escritura não pode ser anulada ),
    Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
    Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
    Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
    Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos,
    E retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado; e ali ficou. João 10:30-40
  • Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás.
    E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem.
    Mas diziam: Não durante a festa, para que não haja alvoroço entre o povo. Mateus 26:3-5
  • Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte;
    E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, não o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,
    E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.
    E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
    Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
    Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
    Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
    Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte. Mateus 26:59-66

2) Sobre a experiência de desigrejamento de Paulo.

  • Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
    Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.
    E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,
    Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. Atos 14:19-22
  • Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
    E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele,
    Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar.
    Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo.
    E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam.
    E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão; Atos 21:26-31
  • E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo, e lhe rogaram,
    Pedindo como favor contra ele que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho. Atos 25:2,3

3) Sobre a experiência de desigrejamento de João.

  • Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
    Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
    Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. 3 João 1:9-11

4) Experiência de desigrejamento de pessoas comuns do Povo.

Mas não só os mais conhecidos, pois os judeus estavam desigrejando das sinagogas quem cresse em Jesus e expulsou o cego que foi curado por Jesus e creu nele.

  • Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
    E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
    Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
    Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
    Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga. João 9:18-22
  • Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
    Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
    Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
    Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
    Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
    E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
    Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. João 9:32-38

Importante notar, que apesar de ter sido expulso da sinagoga, o cego curado creu em Jesus e o adorou.

Fica a pergunta: e o que as Igrejas têm feito, ao longo do tempo, ou farão a respeito dessas pessoas que têm drive espiritual, pela sua devoção e dedicação a Deus, buscando cumprir a vontade de Deus em suas vidas, como Jesus orientou, e acabam se destacando nas suas Igrejas, pelo seu conhecimento espiritual de Deus, despertando a insegurança que se manifesta pelo comportamento de autodefesa daqueles que refletem seu desequilíbrio e imaturidade emocional e espiritual?

Posto que, ao invés de aproveitarem o conhecimento e sabedoria dessas pessoas para replicarem seu conhecimento e comportamento na Igreja, agem em defesa própria, buscando em conluio o apoio de outros da Igreja para dirigirem todos os seus esforços para recriminar, menosprezar e arrumar um jeito de expulsar ou afastar esses irmãos da Igreja, desmotivando-os ou até mesmo criando situações em que eles sejam recriminados e afastados com apoio de algum colegiado influente e corporativista, de líderes que têm medo e receio de perderem suas funções ou posições para essas pessoas.

Mesmo não sendo esse o interesse desses irmãos espirituais.

Assim, temos visto ao longo do tempo, além dos exemplos bíblicos demonstrados por Jesus, Paulo e João, diversos outros exemplos de pessoas, que por seu fervor espiritual e contribuição de serviços na Igreja, sendo desmotivadas e levadas ao seu anulamento para a sobrevivência de pseudocristãos que se escondem atrás de suas incompetências ou baixo rendimento, fraudadores e deturpadores da Palavra de Deus que pronunciam, sem o menor compromisso com a verdade, mas pelo nefasto pensamento que a maioria dos cristãos desconhecem a própria Palavra de Deus por se alimentarem de leite.

E, por isso mesmo, esses pseudocristãos despejam “palha” ou “alimento estragado ou contaminado” em suas pregações, que sequer são verificadas ou confrontadas com a verdadeira Palavra que liberta, antes ainda, se resguardam covardemente atrás de suas diversas ocupações, que servem apenas para simularem falta de tempo para cuidarem do rebanho de Jesus e se omitirem ao debate, aberto e franco, sobre a Palavra de Deus e sobre seus princípios e propósitos divinos.

Não esquecendo do fato que essas pessoas se locupletam de serem guardiãs das coisas sacrossantas e, por isso, ensoberbem-se e acham que têm direito de se assenhorear do poder ao invés de servi-lo com humildade, simplicidade e sinceridade.

Reservam a si mesmos essa posição de poder ou autoridade e cometem aos borbotões os absurdos comportamentos transgressivos de assédio moral, sexual e outros tantos, como temos visto nas mídias notícias em profusão sobre aprisionamento de pastores, pastoras e líderes religiosos por atos libidinosos, pedofilia, espúrias e exacerbadas demandas de entregas de ofertas financeiras, até bárbaro cometimento de homicídio etc.

Bem como por atos de opressão de pessoas, membros ou seguidores da Igreja, para dominá-los ou subordiná-los pelo poder de suas palavras ou autoridade em função de sua posição superior ou de comando.

Pastores que não têm o menor pudor em defender publicamente e em utilizar os púlpitos das Igrejas para pedirem abertamente votos para políticos que apoiam aquisição de armas para realização de confrontos diretos entre pessoas da sociedade.

Segundo a Bíblia não representam a Deus, mas a si mesmos e as suas próprias vaidades.

Mas ainda bem que a Bíblia assevera que temos essa promessa de um dia termos pastores que apresentarão a Palavra com ciência e Inteligência espiritual.

  • E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
    E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra.
    Naquele tempo chamarão a Jerusalém o trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, em nome do Senhor, em Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. Jeremias 3:15-17

Interessante ressaltar que alguns há que publicamente asseveram de seus púlpitos que repudiam a inteligência espiritual em prol de simplicidade e humildade, mas apresentam seus convidados palestrantes, não por vivenciarem uma vida santa e plena do conhecimento de Deus, mas discorrendo sobre seus “Currículos”, detalhando suas formações e títulos acadêmicos seculares, divergindo que a sabedoria de Deus vem da Palavra divina e não do presente século.

  • Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu:
    Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu;
    Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.
    Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
    E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, Filipenses 3:4-8

Enquanto isso, para identificarmos e refutarmos como anátema quem e quais são esses que têm o espírito do anticristo, aprendamos com o apóstolo Paulo a buscarmos o conhecimento que vem de Deus.

  • Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
    Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Colossenses 1:9,10
  • Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
    Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
    E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Colossenses 2:2-4

Escrevemos essas coisas para que saibais, que apesar disso estar acontecendo hodiernamente nas Igrejas evangélicas e não haver debate ou questionamento interno para correção, mas apenas comportamentos corporativos de preservação dessas pessoas em suas posições nas instituições, fiquemos todos alertas e sabedores que assim aconteceu com Cristo e com os apóstolos em geral e assim acontece conosco em nossos dias.

E que se essas aflições e perseguições forem por motivos de injustiça que vem da fé, então nos consolemos e recebamos o conforto que vem do Espírito Santo de Deus, pois elas, além de terem sido previstas em todo o Novo Testamento, só vão piorar daqui para frente, quanto mais se aproxima a volta de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

  • Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
    Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:10,11
  • Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:12

Mas de fato o que acontece do ponto de vista espiritual é o contrário. Isto é, o desigrejamento dessas Igrejas.

Pois Deus é justo e olha para o coração dos homens e sabe de todas as suas intenções, boas e más.

Portanto, verificando a verdadeira intenção dessas pessoas, enquanto elas pensam que estão se protegendo ou protegendo as suas conquistas em uso do nome de Deus e de Jesus, Deus é quem verdadeiramente está desembarcando dessa nefasta e espúria Igreja, deixando-a à sua própria sorte e entregando-a para padecer no inferno.

Por isto temos os dizeres de Jesus que corroboram essa posição espiritual baseada na Palavra de Deus.

Veja o que disse Jesus para os judeus sobre a proximidade com ele que é o Filho de Deus, enviado como Salvador do mundo, e que foi rejeitado pelos que eram seus e não o receberam.

  • Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?
    Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Lucas 13:34,35

Perceba que é Jesus quem diz que eles serão abandonados e destituídos da presença de Jesus, que é o cabeça da verdadeira Igreja que é corpo de Cristo.

Sim, é Jesus quem os abandona e deixa sua casa deserta, destituindo-os até que se arrependam e se convertam a Deus, como vemos nos alertas dados por Jesus às Igrejas da Ásia Menor em Apocalipse.

  • Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
    Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:4,5
  • Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Apocalipse 2:16
  • E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
    Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
    E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. Apocalipse 2:21-23
  • Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
    Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Apocalipse 3:2,3
  • Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
    Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
    Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Apocalipse 3:17-19

Reprisamos então para todos a exortação que Jesus fez em todas as cartas às Igrejas da Ásia Menor, repetindo 7 vezes, devido à sua importância e urgência.

  • Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2:7, Apocalipse 2:11, Apocalipse 2:17, Apocalipse 2:29, Apocalipse 3:6, Apocalipse 3:13 e Apocalipse 3:22

Mas sabemos também que esta postura de Jesus não é uma novidade do Novo Testamento, pois Deus havia feito o mesmo no Velho Testamento de abandonar a sua habitação no meio do Povo, pela postura soberba e arrogante do povo, pelo seu coração de dura cerviz, pela usa desobediência e pelas suas iniquidades.

  • Dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu profanarei o meu santuário, a glória da vossa força, o desejo dos vossos olhos, e o anelo das vossas almas; e vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, cairão à espada. Ezequiel 24:21
  • Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada vos aproveitam.
    Porventura furtareis, e matareis, e adulterareis, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes,
    E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos todas estas abominações?
    É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor.
    Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.
    Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, e chamei-vos, e não respondestes,
    Farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.
    E lançar-vos-ei de diante de minha face, como lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim.
    Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei. Jeremias 7:8-16
  • Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra.
    Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.
    Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós,
    Para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes;
    Então farei que esta casa seja como Siló, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra. Jeremias 26:2-6
  • Mas eu estou cheio do poder do Espírito do Senhor, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.
    Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e príncipes da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito,
    Edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com iniquidade.
    Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.
    Portanto, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque. Miquéias 3:8-12
  • E arrancou o seu tabernáculo com violência, como se fosse o de uma horta; destruiu o lugar da sua congregação; o Senhor, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote.
    Rejeitou o Senhor o seu altar, detestou o seu santuário; entregou na mão do inimigo os muros dos seus palácios; deram gritos na casa do Senhor, como em dia de festa solene. Lamentações 2:6,7

Lembrando sempre que Deus não toma o “culpado por inocente”.

  • O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. Números 14:18

CONCLUSÃO:

E, como previsto por Jesus, os desigrejados da época de Jesus, à sua semelhança, foram perseguidos, submetidos à vexatória pública e expulsos das Igrejas, pela própria Igreja e seus seguidores.

  • Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
    Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
    Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:9-13

Será que resta alguma dúvida que se Jesus vivesse nos dias de hoje ele seria perseguido e expulso pelas próprias Igreja evangélicas, pelos seus pastores e seus líderes?

Esses desigrejados que aqui citamos podem até sair das Igrejas, mas não se apartam da fé nem da presença de Deus e Jesus.

E conceba-se que essas Igrejas que expulsam este tipo de desigrejado citado na Bíblia, não são o corpo de Cristo, mas atendem aos critérios da carne e de suas vaidades manifestas pelos que as governam e lideram.

Por isso mesmo que é Cristo e Deus quem lhes julgarão e darão destino certo e justo, conforme tudo o que manifestamos expressamente nesse artigo, conforme a Palavra de Deus.

Lamentavelmente nada mudou ao longo de todo esse tempo.

As Igrejas evangélicas de hoje agem como as sinagogas da época de Jesus, pois não param para refletir sobre seus processos internos e o quê deveria ser feito para que eles entendessem a origem do problema desses desigrejados e pudessem solucioná-lo à luz da Palavra de Deus.

Pois agem da mesma forma de antigamente, preocupando-se com a segurança de suas posições hierárquicas e agindo corporativa e institucionalmente contra os indivíduos, que nos exemplos desse nosso estudo eram representantes de Deus e cumpriam a sua vontade.


2 comentários sobre “DESIGREJADOS de acordo com a BÍBLIA

  1. Como em quase todas as áreas há corrupção, e em algumas igrejas esta ação não é diferente, pois, muitos líderes não querem ser confrontados ou não gostam de serem questionados por seu mero interesse.

    Curtir

Deixe um comentário